O QUE É APNÉIA DO SONO?

É a parada da respiração durante o sono. Pode ser de cousa central, isto é, do sistema  nervoso central ou periférica/obstrutiva .

QUAIS AS CAUSAS  DA ROUQUIDÃO?

Através do exame chamado Laringoscopia se visualiza as pregas vocais. Sabendo com certeza a causa da rouquidão, paralisias, edemas, nódulos, cistos, tumores benignos e  malignos.

ZUMBIDOS TÊM CURA?

Depende da causa.
Quando o problema está no Nervo Auditivo ou na Cóclea que é o órgão amplificador do som no ouvido interno só temos paliativos, mas há necessidade de realização de exames de Audiometria, Imitanciometria, Bera e Emissões Otoacústicas.

TODA TONTICE É LABIRINTITE ?
Não, existem várias causas de tonturas.
A tontura do Labirinto, geralmente é de característica rotatória, às vozes com náuseas e vômitos, zumbidos e surdez podem fazer parte do quadro clínico.


RINITE ALÉRGICA TEM CURA? OU SÓ PALIATIVOS ?
A Rinite Alérgica não tem cura porque alergia não tem cura, mas há controle dos sintomas de coceira, nariz entupido, coriza, e dos espirros, podendo o portador da rinite realizar suas atividades normais. O controle higiênico do ambiente e vacino- terapia são  muito importantes.

 
     

 

 

 

 
O TESTE DA ORELHINHA É FEITO ATÉ QUE IDADE ?
O teste da orelhinha é uma avaliação auditiva realizada em recém nascidos para diagnóstico precoce de perda auditiva. Este deverá ser realizado a partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê, não ultrapassando o sexto mês de vida. Perdendo esse período a audição ainda precisa ser avaliada. Nessa situação deve-se procurar um pediatra, otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.

MEU FILHO SÓ ESCUTA SOM NAS ALTURAS, SERÁ QUE ELE TEM ALGUM PROBLEMA DE AUDIÇÃO ?
É possível. Por exemplo, ouvir música de um mp3, num volume alto, significa colocar a audição em risco, o que certamente trará danos aos ouvidos com o passar do tempo os quais serão irreversíveis.  Outra situação é uma criança entre ouvir televisão em volume excessivo todos os dias em todos os momentos. Nesse caso a criança pode ter uma perda de audição permanente ou temporária. Mas surgindo essa dúvida o ideal é procurar um atendimento adequado. Uma avaliação inicial com otorrinolaringologista e posteriormente com o fonoaudiólogo poderá realmente verificar se existe ou não algum de tipo de perda auditiva.

MEU FILHO AINDA NÃO FALA. O QUE FAÇO ?
A criança pode iniciar suas primeiras palavras com nove meses ou um ano e meio. Uma criança que com dois anos não fala absolutamente nada necessita de uma avaliação fonoaudiológica e médica.

MEU FILHO TEM 4 ANOS E ESTÁ GAGUEJANDO. QUE DEVO FAZER ?
Entre os três anos de idade e cinco anos de idade é normal. A criança não percebe que está falando “enrolado” e dependendo da reação da família a fala “enrolada” pode transformar-se em gagueira. Surgindo dúvidas o certo é passar por uma avaliação com o fonoaudiólogo.

SOU PROFESSOR, QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVO TER COM A VOZ?
Evitar bebidas geladas, não fumar, beber bastante água para a hidratação da laringe (garganta), evitar falar alto e em ambientes ruidosos, não utilizar drogas, não pigarrear (coçar a garganta), evitar mudanças bruscas de temperatura, não utilizar vestimentas apertadas na região do pescoço e na região do abdômen.
     

O QUE É HIPERTENSÃO ?
Hipertensão é quando a tensão arterial está acima dos valores normais.

QUAL O VALOR NORMAL DA PRESSÃO ?
Considera-se normal, tensão arterial menor ou igual a 130x85 mmHg.

CASO A MINHA PRESSÃO ESTEJA ALTA O QUE EU DEVO FAZER ?
Você deve procurar um médico clínico para avaliá-lo e definir qual a melhor forma de tratamento.

DICAS PARA PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO:

  • Controle o estresse;
  • Faça atividades físicas adequadas regularmente;
  • Evite uso excessivo de sal;
  • Evite alimentos que tenham teor de gordura elevado;
  • Realize avaliações médicas pelo menos duas vezes por ano.

O QUE É DIABETES ?
Diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento do açúcar (glicose) no sangue.

COMO EU SEI SE TENHO DIABETES ?
Ao procurar o seu médico clínico ele irá solicitar alguns exames de sangue que definirão se você é portador de Diabetes ou não.

DOUTOR, ME DISSERAM QUE POR MINHA MÃE TER DIABETES EU TAMBÉM VOU TER, É VERDADE ?
Não é verdade. O que você tem é um risco maior de vir a desenvolver a doença por ter história de Diabetes na família.

DICAS PARA REDUZIR O RISCO DE DIABETES:

  • Faça atividades físicas adequadas regularmente para reduzir o excesso de peso;
  • Tenha uma alimentação saudável, evite, principalmente, comer doces e gorduras de forma excessiva;
  • Faça exames de rotina e avaliações médicas com freqüência.